Vereadores de Cachoeira viajam ao Paraná, para conhecer projeto de triagem mecanizada de resíduos sólidos

Os vereadores Paulão Trevisan (PDT) e Noeli Castelo (PSB) participaram, nesta terça-feira (08), do apresentação, no município de Colorado (Paraná), de projeto piloto da Unidade de Triagem Mecanizada de Resíduos Sólidos Urbanos. Também participaram do evento o secretário do Meio Ambiente de Cachoeira do Sul, Ronaldo Trojahn, e representantes dos municípios de Segredo, Novo Cabrais, Cerro Branco, Lagoa Bonita do Sul, Arroio do Tigre e Passa Sete, todos integrantes do Consórcio Intermunicipal Vale do Jacuí.

A proposta foi apresentada pela empresa Sinertec, sediada em Curitiba, responsável pelo projeto piloto implementado no município. O funcionamento de unidades mecanizadas permitem que o resíduo sólido urbano doméstico seja separado conforme sua classificação. Todo o processo de funcionamento está baseado em princípios físicos como magnetismo, densidade, peso, força e deslocamento.

Conforme explicado pela empresa, a separação dos resíduos consiste basicamente em três etapas. Primeiramente há a isolamento dos resíduos recicláveis. Posteriormente é feita a geração de matéria prima orgânica para composição de produtos. Por fim, são triturados e secados os rejeitos, de forma que possam ser destinados à produção de paver e blocos.

Prefeito

A comissão do Consórcio do Vale do Jacuí também se reuniu com o prefeito de Colorado, Marcos Mello, que conversou com os representantes municipais sobre o projeto. Segundo o prefeito, a implementação do projeto foi fundamental para atender a Lei nº 12.305/10, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

A norma, aprovada em 2010, determinava, inicialmente, que todos os lixões do país deveriam ter sido fechados até 2014, com o rejeito encaminhado para aterros sanitários adequados. Posteriormente, foi apresentada uma emenda escalonando as datas-limite de acordo com os municípios, variando entre 2018 e 2021.

“A elaboração de plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos é condição para os municípios terem acesso a recursos da União relacionados à limpeza urbana e ao manejo de resíduos sólidos. Vemos, porém, que a data se aproxima e Cachoeira do Sul ainda não tem a sua regulamentação. Visando auxiliar o Executivo nesse processo, estamos buscando alternativas para o nosso município organizá-lo da melhor forma”, destacou Paulão.