Calendário de 2019 prevê um número menor de feriadões

Quem está aproveitando os feriadões de 2018 – 12 datas puderam ser esticadas – pode esperar um 2019 diferente. Não haverá tantas oportunidades de esticar feriadões em quatro dias, colando com o final de semana.

Além do Ano-Novo, que cai numa terça-feira, só será possível esticar a folga para quatro dias no Carnaval, em março, e em Corpus Christi (quinta-feira).

Quatro feriados caem no sábado: Navegantes, Independência do Brasil, Nossa Senhora Aparecida e Finados. Na sexta, que poderá render um feriadinho de três dias, teremos Paixão de Cristo, Revolução Farroupilha e Proclamação da República.  Tiradentes cairá na mesma data da Páscoa, o domingo de 21 de abril. Já o Dia do Trabalhador e o Natal serão na quarta-feira.

Apesar de um calendário com poucos feriados prolongados, Rita Vasconcelos, vice-presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Rio Grande do Sul (Abav), se mantém animada:

– O baixo número de feriados em 2019 pode representar uma menor demanda nas viagens mais curtas, mas não impede viagens de férias. As pessoas têm dividido o período de férias em partes e, com isso, acabam realizando duas viagens no ano. Por isso, estamos muito animados, apesar do número de feriados prolongados serem consideravelmente menores.

Muitos feriados no sábado

Os quatro feriados que caem no sábado não são uma boa notícia para os lojistas. De acordo com Ricardo Diedrich, presidente da Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo (AGV), este é o melhor dia da semana para os pequenos lojistas.

– Teremos um cenário pior em 2019 do que em 2018 – reclama Diedrich.

Calendário

1º/1 (terça-feira) – Confraternização Universal
2/2 (sábado) – Navegantes
5/3 (ter̤a-feira) РCarnaval
19/4 (sexta-feira) РPaix̣o de Cristo
21/4 (domingo) – Tiradentes/Páscoa
1º/5 (quarta-feira) – Dia do Trabalhador
20/6 (quinta-feira) – Corpus Christi
7/9 (sábado) – Independência do Brasil
20/9 (sexta-feira) РRevolṳ̣o Farroupilha
12/10 (sábado) – Nossa Senhora Aparecida
2/11 (sábado) – Finados
15/11 (sexta-feira) РProclama̤̣o da Rep̼blica
25/12 (quarta-feira) – Natal

fonte Gaúcha/Zh