Cachoeira lan√ßou o Educa√ß√£o Ga√ļcha Conectada

Cachoeira do Sul promoveu¬† no audit√≥rio da ULBRA,¬†o lan√ßamento pedag√≥gico do projeto Educa√ß√£o Ga√ļcha Conectada para as escolas¬†municipais e¬†estaduais¬†do munic√≠pio, beneficiando¬†8.007¬†estudantes¬†do ensino fundamental e m√©dio.¬†Na solenidade, estiveram presentes o coordenador¬†geral de Apoio √†s redes de Educa√ß√£o B√°sica e Infraestrutura Educacional do Minist√©rio da Educa√ß√£o¬†(MEC)¬†Alexsander Moreira¬†e o diretor da Secretaria¬†Estadual¬†de Educa√ß√£o do Estado do Rio Grande do Sul, Paulo Rezende.

Ao todo, mais de 28 mil alunos das redes municipal e estadual de Cachoeira do Sul e Santa Maria ser√£o beneficiados. As duas cidades juntas apresentaram toda a regi√£o sul do Brasil. Em Cachoeira ser√£o beneficiadas cinco escolas municipais e 15 estaduais. O projeto tem a parceria entre a Secretaria de Educa√ß√£o do Estado e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econ√īmico e Social (BNDES),e conta com apoio t√©cnico do CIEB e parceria da Funda√ß√£o Leman e Ita√ļ Social e deve contribuir para acelerar a implanta√ß√£o do Programa de Inova√ß√£o Educa√ß√£o Conectada do MEC. O prazo para a implanta√ß√£o completa do projeto √© dezembro de 2020.

Para a implementação do programa, cada escola receberá capacitação e instrumentalização para a realização de atividades pedagógicas que incentivem uma mudança metodológica, promovendo a construção do conhecimento e o protagonismo dos alunos e dispositivos móveis (notebooks), kits de robótica educacional e mobiliários específicos que podem ser usados nas salas de aula e demais espaços de aprendizagem.

Com os professores, a proposta √© promover pol√≠ticas p√ļblicas que proporcionem a integra√ß√£o das tecnologias digitais da informa√ß√£o e da comunica√ß√£o nas pr√°ticas, em conson√Ęncia com a Base Curricular Ga√ļcha.

Na pr√°tica, ser√£o feitos investimentos e a√ß√Ķes nas quatro dimens√Ķes estruturantes do Programa Educa√ß√£o Conectada:

Vis√£o ‚ÄstPromover pol√≠ticas p√ļblicas que proporcionem a integra√ß√£o das Tecnologias Digitais da Informa√ß√£o e da Comunica√ß√£o (TDICS) nas pr√°ticas docentes,

Forma√ß√£o ‚ÄstCapacita√ß√£o e instrumentaliza√ß√£o para a realiza√ß√£o de atividades pedag√≥gicas que incentivem uma mudan√ßa metodol√≥gica, incentivando a constru√ß√£o do conhecimento e o protagonismo dos alunos,

Recursos educacionais digitais ‚Ästdisponibiliza√ß√£o de Plataformas para pesquisa, estudo, constru√ß√£o e compartilhamento de REDs e

Infraestrutura ‚ÄstAquisi√ß√£o de dispositivos m√≥veis (notebooks), kits de rob√≥tica educacional e mobili√°rios espec√≠ficos que podem ser usados nas salas de aula e demais espa√ßos de aprendizagem.

Os n√ļmeros

Rede Municipal

Р1770 alunos do Ensino Fundamental

– 160 professores

Rede Estadual

– 457 professores

– 4.460 alunos do Ensino Fundamental

Р1.777 alunos do Ensino Médio

As escolas da Rede Municipal

– Dr. Get√ļlio Vargas

– Manoel Carvalho Portella

– Maria Pacicco de Freitas

– Mario Godoy Ilha

РDinah Néri Pereira

Escolas participantes da rede estadual

– Angelina S. Vieira da Cunha
– Ant√īnio Vicente da Fontoura
– Bairro Carvalho
– Borges de Medeiros
– C√Ęndida Fortes Brand√£o
– Ciro Carvalho de Abreu
– David Fontoura Barcelos
– Diva Costa Fachin
– IIE Jo√£o Neves da Fontoura
РJuvêncio Soares
– Liberato S. Vieira da Cunha
– Marieta Ribeiro de Almeida
РRio Jacuí
– CIEP Virgilino Jaime Zinn
– Vital Brasil

Comente este artigo..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *