Brasil tem a maior taxa de ansiedade do mundo

Dados recentes divulgados pela OMS (Organiza√ß√£o Mundial de Sa√ļde) mostram que 9,3% dos brasileiros apresentam os sintomas de ansiedade. O Brasil √© o l√≠der mundial na patologia, apresentado n√ļmeros tr√™s vezes maiores do que a m√©dia mundial. Na Am√©rica do Sul, por exemplo, os √≠ndices brasileiros superam pa√≠ses que se encontram em estado alarmante quando o assunto √© ansiedade, entre eles Paraguai (7,6%), Chile (6,5%) e Uruguai (6,4%).

Hoje, os transtornos derivados da ansiedade j√° s√£o a terceira raz√£o de afastamentos do trabalho no Brasil, sendo que os gastos do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) giram em torno de R$ 200 milh√Ķes em pagamentos de benef√≠cios anuais, de acordo com dados da Previd√™ncia Social.

Segundo o doutor Massimo Colombini, m√©dico da fam√≠lia do aplicativo Docway, acredita-se que esses n√ļmeros s√£o decorrentes dos conflitos s√≥cio-econ√īmicos, da viol√™ncia, do tr√Ęnsito nas grandes cidades e da instabilidade pol√≠tica, que geram grande tens√£o na popula√ß√£o.

Mas, afinal de contas, o que √© ansiedade, quais seus sintomas e como prevenir? O m√©dico explica que a ansiedade √© uma resposta subjetiva ao estresse sofrido por um indiv√≠duo. Para a medicina, existem dois tipos de transtorno: o TAG (transtorno de ansiedade generalizada) e a s√≠ndrome do p√Ęnico. Ambos constituem doen√ßas graves e precisam ser tratados por um psiquiatra com o uso de medicamentos adequados para o controle dos sintomas e em alguns casos com a possibilidade de cura.

Quanto aos sintomas, o m√©dico explica que eles podem variar de acordo com cada paciente. ‚ÄúOs sintomas s√£o muito vari√°veis, desde uma sensa√ß√£o de ang√ļstia, mal-estar, cora√ß√£o acelerado, desaten√ß√£o, tremores, entre outros. O que pode levar a sentimentos de grande desespero com preju√≠zos a vida de quem sofre com esse transtorno‚ÄĚ, comentou.

O tratamento varia de acordo com cada paciente. ‚ÄúA forma com que a pessoa lida com a ansiedade √© muito individual. Quando ela procura ajuda no consult√≥rio procuro analisar a melhor forma de trabalhar o problema para que os resultados sejam satisfat√≥rios‚ÄĚ, completou o m√©dico.

Confira dicas para controlar a ansiedade:

1. Pratique atividades f√≠sicas: nosso corpo produz endorfina que √© um horm√īnio que propicia uma sensa√ß√£o de bem-estar, satisfa√ß√£o e relaxamento.

2. Beba √°gua: considerada um ‚Äúcalmante‚ÄĚ natural, √© fundamental e ajuda no controle da ansiedade.

3. Respire lentamente: o simples fato de respirar lenta e profundamente algumas vezes acalma.

4. Conversar/desabafar com pessoa amiga, profissional de sa√ļde, terapeuta ou coach: resulta em grandes benef√≠cios e pode contribuir para reduzir bastante a ansiedade.

5. Atividades em contato com a natureza ou animais: traz paz e sensação de plenitude para a maioria das pessoas.

6. Técnicas de meditação ou atividades de relaxamento: mindfulness, yoga, pilates, exercícios de alongamento e Lian Gong.

7. M√ļsica e dan√ßa: s√£o atividades excelentes, procure uma que voc√™ goste.

8. Atividades art√≠sticas e culturais: desde fazer um simples desenho, escrever uma poesia, uma cr√īnica ou uma hist√≥ria, at√© pintar um quadro, atividades manuais ou artesanato podem trazer grandes benef√≠cios.

9. Compreender que ‚Äúpreocupa√ß√Ķes‚ÄĚ muitas vezes s√£o apenas ‚Äúpr√©-ocupa√ß√Ķes‚ÄĚ: Se n√£o tiver nada a ser feito no momento, procurar pensar em situa√ß√Ķes agrad√°veis que distraiam a mente.

10. Reconnective healing/ cura reconectiva: desenvolvida nos Estados Unidos e utilizada no mundo todo, promove bem-estar, equilíbrio físico e emocional.