ANTT deve iniciar fiscalização do cumprimento da tabela do frete

O governo deve publicar até a próxima quarta-feira, 5, a nova tabela do frete rodoviário, já incorporando a alta de 13% do diesel. Além disso, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) deverá começar nesta semana um esquema de fiscalização do cumprimento dos preços mínimos do frete rodoviário.

As duas decis√Ķes foram tomadas na manh√£ desta segunda-feira, 03, numa reuni√£o t√©cnica no Minist√©rio dos Transportes. Elas dever√£o ser formalizadas amanh√£ na reuni√£o de diretoria da ANTT.

O reajuste ainda est√° sendo calculado pela ag√™ncia reguladora. Ele incidir√° sobre a tabela vigente que, segundo reconhecem os pr√≥prios caminhoneiros, cont√©m erros. Mas √© a vers√£o que estar√° em vigor at√© o final do ano, quando a ANTT dever√° concluir o trabalho de elabora√ß√£o de conjunto mais detalhado de planilhas com custos m√≠nimos e uma regulamenta√ß√£o sobre como ser√° feita a fiscaliza√ß√£o e a dosimetria das multas pela inobserv√Ęncia delas.

Por enquanto, diante das queixas dos caminhoneiros, a ANTT far√° fiscaliza√ß√Ķes pontuais e aplicar√° multas. A ag√™ncia n√£o disp√Ķe de uma estrutura para fiscalizar de forma global.