Agroind√ļstria Familiar poder√° vender fora do Munic√≠pio

Mais uma conquista da Agricultura Familiar nesta quinta-feira(13). Entidades voltadas ao setor, FETAG-RS, SEAPI, EMATER, SDR, FAMURS assinaram a Instru√ß√£o Normativa n¬ļ 10/2018 que trata da ades√£o dos munic√≠pios ga√ļchos ao Sistema Unificado Estadual de Aten√ß√£o a Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte – SUSAF. Isso significa que a partir deste momento as prefeituras poder√£o aderir ao SUSAF Simplificado, dando o direito √†s agroind√ļstrias poderem vender a todos os munic√≠pios do estado seus produtos com o Sistema de Inspe√ß√£o Municipal ‚Äď SIM.

Uma constru√ß√£o coletiva do Movimento Sindical e de muitas entidades, como tamb√©m o trabalho incans√°vel do Deputado Estadual Elton Weber que atrav√©s da Assembleia Legislativa fez discuss√Ķes em todo o estado sobre as demandas do setor.

Esta IN é um avanço muito grande para a regulamentação dos empreendimentos que ainda estão com pendências e um salto para a ampliação de produção e desenvolvimento de empreendimentos já em atividade.

Para o presidente da FETAG-RS ‚Äď Carlos Joel da Silva, este √© um momento √≠mpar para a agricultura familiar. ‚ÄúPassamos anos esperando por este dia, pois n√£o era justo os produtos de tamanha qualidade n√£o serem vendidos em munic√≠pios vizinhos ou ao estado todo. Agora, temos a certeza que muitas fam√≠lias permanecer√£o no campo, continuar√£o produzindo e industrializando alimentos e tendo mais uma fonte de renda, fator que determinar√° tamb√©m perman√™ncia de muitos jovens no campo.‚ÄĚ

Comente este artigo..