Vacina pentavalente para difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, meningite não tem nos Postos de Saúde de Cachoeira

Cachoeira do Sul está sem a vacina pentavalente na sua rede pública. O desabastecimento acontece em todo o Brasil devido a não distribuição de um lote de 3.750.000, que foram adquiridas pelo Ministério da Saúde. As doses, vindas do laboratório Biological, apresentaram desvio de qualidade e não puderam ser distribuídas devido a publicação de uma resolução da Anvisa interditando todo o quantitativo do referido laboratório. Assim, aconteceu um lapso temporal no reabastecimento da rede com a vacina pentavalente.

De acordo com a enfermeira Andréa Santos, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Cachoeira do Sul, o remanejo de doses entre os municípios da regional permitiu que o Município ficasse sem as doses somente na última semana. Ela ressalta que, por orientação do próprio Ministério da Saúde, as equipes de saúde estão fazendo uma lista de espera e, assim que chegarem as doses, as famílias serão comunicadas para que levem seus filhos para se imunizarem. A expectativa é que o reabastecimento de normalize até dezembro.

PENTAVALENTE – A vacina pentavalente protege contra cinco diferentes doenças: difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, meningite e outras infecções causadas pelo Haemophilus influenzae tipo b. Ela é aplicada em forma injetável em crianças de 2, 4 e 6 meses.

Comente este artigo..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *