Produção e comercialização de hortifrutigranjeiros pautam reunião da Emater em Novo Cabrais

A Emater/RS-Ascar realizou  um encontro com produtores e comercializadores de frutas, hortaliças e tubérculos, de Novo Cabrais e Cerro Branco. Durante a reunião na Câmara de Vereadores de Novo Cabrais foram apresentadas as mudanças das Instruções Normativas Conjuntas Nº 2/18 e Nº 1/19, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que trata sobre a produção e comercialização destes produtos de forma in natura.

O encontro foi coordenado pelo assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar de Santa Maria e engenheiro agrônomo, Eduardo Rigon Gelain, o qual buscou motivar os presentes a compreenderem a importância e os desafios impostos pelas normativas, bem como reconhecerem os prazos de efetuação nas diferentes cadeias produtivas e avaliar os instrumentos operacionais necessários à sua implementação.

Conforme a extensionista rural do escritório da Emater de Novo Cabrais e engenheira agrônoma, Lenise Mentges, a entidade local iniciou os trabalhos de mobilização e apoio às famílias produtoras de vegetais frescos destinados à alimentação humana para que ocorra o ajustamento às instruções. Os produtores terão que fazer pequenos ajustes no processo produtivo, tais como o registro do manejo em cadernos de campo e elaborar etiquetas para fornecer aos compradores dos alimentos, quando esses não se tratarem do consumidor final.

“O que se espera com estas instruções, é que com o passar do tempo, se produzam alimentos cada vez com mais qualidade e livre de agrotóxicos, valorizando a produção da agricultura familiar. O Escritório da Emater permanece à disposição dos produtores rurais para maiores esclarecimentos e auxilio no atendimento das exigências”, ressaltou a extensionista. Participaram também da reunião representantes das Escolas Estaduais de Novo Cabrais que adquirem estes produtos, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

Comente este artigo..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *