INSS vai mudar pagamento da aposentadoria a partir de 2020

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou  que, a partir de 2020, todos os novos benefícios terão o primeiro pagamento feito através de cartão magnético, que também poderá ser usado na função de débito.

Atualmente, para receber o primeiro pagamento, o segurado recebe uma carta do INSS. Com o documento em mãos, deve ir até uma agência bancária indicada pelo órgão e apresentar sua identificação.

Quem não tem conta-corrente pode optar pela emissão do cartão magnético e seguir recebendo a aposentadoria nesta conta-benefício. Nessa modalidade, só é permitido sacar o valor total do benefício mensal. Já aqueles que têm conta-corrente podem optar pelo crédito em conta. Desta forma, a movimentação dos valores da aposentadoria segue as regras normais da conta. O beneficiário também poderá optar por sacar o dinheiro ou transferi-lo para outro banco.

A partir de 2020, no entanto, todos os novos pagamentos serão feitos automaticamente por um cartão, que não obrigará o segurado a abrir conta-corrente em nenhum banco e possibilitará o uso da função de débito automático. Com isso, não será cobrada taxa ou anuidade.

O INSS diz que a mudança tornará o recebimento do benefício mais seguro, uma vez que elimina o saque do pagamento de uma só vez e evita que o segurado saia da agência com todo o valor, no caso de quem opta por não receber em conta-corrente.

 

 

 

fonte Inss

Comente este artigo..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *